Ziv Koren “abre” edição de 2017 do World Press Photo

Ziv Koren “abre” edição de 2017 do World Press Photo

A exposição World Press Photo 2017 foi inaugurada hoje em Lisboa, no Museu Nacional de Etnologia, e estará aberta ao público até ao dia 21 de maio. As honras de abertura ficaram a cabo do premiado fotojornalista Ziv Koren e de uma das curadoras da World Press Photo, Sophie Boushouwers. A convite da Canon, um dos patrocinadores da exposição, a Gadget & PC marcou presença no evento.

Enquanto espetadores, não imaginamos como e em que condições uma imagem vencedora foi registada. E foi isso mesmo que Ziv Koren explicou ao longo da sua palestra, ilustrada com algumas das suas fotos mais icónicas e galardoadas. O fotojornalista explicou a importância de registar os momentos na altura certa, da velocidade de obturação, de como o ISO funciona ou não a nosso favor em determinados momentos, como “uma imagem vale mais que mil palavras” ou, segundo o próprio, do que um vídeo, entre outras variantes, sem nunca deixar de cativar a sua plateia com os seus relatos e respostas às dúvidas colocadas.

A competição deste ano recebeu 80.408 imagens, apresentadas por 5.034 fotógrafos de 125 países. Coube a uma das curadoras da World Press Photo, Sophie Boushouwers, explicar o porquê de terem escolhido aquelas como vencedoras de 2017 nas diversas categorias.

O vencedor desta edição foi o fotógrafo Burhan Ozbilici, da Turquia, que registou o momento em que o embaixador da Rússia, Andrey Karlov, foi morto pelo polícia Mevlüt Mert Altıntaş na inauguração de uma exposição de arte em Ancara, a 19 de dezembro de 2016. Após ter alvejado mortalmente o embaixador, Altıntaş permaneceu no local gritando “Allahu akbar” (“Alá é grande”) e que a capital da Síria, Aleppo, não seja esquecida.

Segundo Sophie Boushouwers, esta fotografia venceu não só pelo momento em si, mas porque Mevlüt Mert Altıntaş não fugiu e permaneceu no local convicto do seu acto, mesmo sabendo que iria ser abatido pelas forças de intervenção turcas. Para conhecer os restantes vencedores da World Press Photo deste ano, consulte: www.worldpressphoto.org.

Artigos relacionados

Compass Stone: a “pedra” que o guia para todo o lado

A Compass Stone é um dispositivo de navegação Kickstarter, em forma de uma pedra, que funciona utilizando luzes brilhantes LED.

Caviar iPhone 11 Gold Grand Complications: um iPhone de 100 mil euros?!

Numa altura em que lançar iPhones com tecnologia ultrapassada está na moda, porque não olhar para algo mais… excêntrico? Exato: a série Caviar iPhone 11 Gold Grand Complications vem da fábrica russa Caviar, que continuar a não parar de dar voltas à cabeça para converter produtos de alta tecnologia em peças artísticas de joalharia.

Som, cor e estilo com as novas colunas UE Wonderboom Freestyle!

Para quem é fã de ouvir música em bom som, e com os dias de sol que agora começam a ser constantes, a Ultimate Ears lançou a nova coleção Freestyle da sua popular coluna Wonderboom, em cinco cores e designs que se adaptam a estilo de qualquer um.