6 dicas práticas para otimizar a sua rede doméstica

6 dicas práticas para otimizar a sua rede doméstica

Em comunicado, a TP-Link avançou recentemente meia dúzia de conselhos destinados a otimizar a sua rede doméstica, desde a escolha inicial do router até às várias precauções de segurança a adotar, por exemplo.

Segundo a marca, é vital ter em conta uma série de razões, pelo que deixamos abaixo várias diretrizes que podem ter em conta na hora de instalar uma rede com ou sem fios no seu espaço doméstico.

1. Rede Wi-Fi
Se tem como hábitos diários jogar online ou fazer streaming de conteúdos em alta resolução, então o standard Wi-Fi AC é essencial para garantir o processamento de dados sem falhas e uma boa experiência de utilização.

2. Tecnologia Beamforming
Graças a esta tecnologia, a TP-Link afirma que o router consegue identificar com precisão o ponto em que se encontra cada dispositivo ligado à rede wireless e enviar informação diretamente nessa direcção, melhorando a estabilidade e a qualidade do sinal.

3. Segurança máxima
Com todas as notícias que são publicadas diariamente sobre perdas de dados e “violação” de redes, vale a pena reforçar novamente o quão importante é contar com um router que garanta funcionalidades de segurança avançadas, com suporte WPA2, sistemas de controlo parental para protecção dos mais novos e identificação de endereços MAC para limitação de ligações. Uma firewall integrada é também um elemento a ter em conta.

4. Portas gigabit
Neste momento, dado o volume de dados que circulam na Web todos os dias e a tendência de crescimento da criação de informação, é essencial escolher um router que integre portas de rede gigabit.

5. Porta USB
Este é um extra interessante para, por exemplo, partilhar a sua impressora em rede e permitir que outros utilizadores tenham acesso a ela sem que os portáteis ou tablets que estão a utilizar dependam de uma ligação física à impressora.

6. Funcionalidades avançadas
O firmware e o software do router devem dar acesso a funcionalidades avançadas, como a reprodução direta de conteúdos multimédia, suporte FTP, possibilidade de criação de uma rede sem fios adicional em separado, redirecionamento de portas e a limitação de tráfego, por exemplo.

Para complementar, a marca adianta ainda que o Archer C7 e o Archer C1200, por exemplo, são dois modelos Wireless Dual Band gigabit que cumprem estes requisitos e disponibilizam as vantagens indicadas acima para otimizar a sua rede doméstica.

Saiba mais sobre os mais recentes routers wireless na revista Gadget que está nas bancas!

Artigos relacionados

Digitalize textos e traduza-os facilmente com o IrisPen Air 7 | COM VÍDEO

Com o marcador IrisPen Air 7 é possível digitalizar qualquer texto e informação facilmente e passá-lo para um smartphone, tablet ou computador (mediante Bluetooth e app/software) para edição ou tradução até 40 idiomas.

Asus ZenFone Zoom S: (mais) uma aposta na fotografia móvel

O ZenFone Zoom S é a nova apostada da marca no segmento dos smartphones com “vocação” para a fotografia. E a pré-reserva vale a um mini tripé Manfrotto!

Puma Ignite Disc: os ténis de corrida que “abraçam” os pés

Disc Fit é o nome do sistema que faz com que os Puma Ignite Disc sejam uns ténis de corrida bastante especiais, diz a marca, já que ajustam-se aos pés