Vai existir um sistema de alerta que baixa o volume do rádio quando passar uma ambulância

Vai existir um sistema de alerta que baixa o volume do rádio quando passar uma ambulância

Muitas vezes vai ao volante a conduzir e a ouvir música, não se apercebendo da aproximação de uma determinada ambulância? Pois bem, em Estocolmo, na Suécia, os testes já estão a ser feitos, porque vai existir um sistema de alerta que interrompe a música que está a ser ouvida no momento – qualquer uma, desde CD, rádio FM a emparelhamento por Bluetooth -, indicando que uma ambulância se está a aproximar.

A notícia é confirmada pelos investigadores do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo. “O tempo ótimo de aviso é entre os 10 e os 15 segundos”, sublinhou Mikael Erneberg, um dos investigadores, explicando que este sistema assenta no RDS, de Radio Data System, comum nos carros modernos, através do qual o condutor recebe ainda uma mensagem de texto, segundo indica o Phys.org. “Muitas vezes os motoristas têm apenas alguns segundos para reagir e permitir passagem a veículos de emergência”, concluiu.

Os testes vão começar a ser feitos a partir do primeiro trimestre de 2017, num número limitado de veículos. “Queremos capturar a atenção dos motoristas numa fase inicial e diminuir o stress que prejudica a segurança rodoviária”, disse Erneberg.

Esta tecnologia consegue ajustar a velocidade a que o condutor circula para que receba o alerta no momento certo. Quer saber mais novidades sobre outras tecnologias? Pode adquirir a edição de janeiro da revista Gadget & PC, onde nos debruçamos sobre os Super Gadgets de 2017, ou então aguarde pela edição de fevereiro, na qual vamos dar maior destaque às novidades reveladas no CES 2017, em Las Vegas, entre 5 e 8 deste mês.

Artigos relacionados

iLIVING: os sapatos que fazem massagens aos seus pés

Enraizado nos princípios de reflexologia e medicina tradicional chinesa, este calçado é utilizado entre 10 e 20 minutos por dia para aumentar o fluxo sanguíneo.

CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

A TomTom marcou presença no CES 2018 para mostrar ao mundo os serviços AutoStream e TomTom MotionQ, destinados a veículos autónomos, assim como parcerias com as marcas Baidu e a Qualcomm.

A inteligência ThinQ do novo LG G7 | COM VÍDEO

A inteligência ThinQ do novo LG G7: no fundo, é a presença de inteligência artificial que está em destaque neste topo de gama, com especial incidência na câmara principal dual.