Gadgetmania – Episódio 1: Elide Fire Extinguishing Ball, a bola que apaga incêndios! COM VÍDEO

Gadgetmania – Episódio 1: Elide Fire Extinguishing Ball, a bola que apaga incêndios! COM VÍDEO

Imagine que há um pequeno incêndio a começar perto de si… A reação imediata é recorrer ao extintor mais próximo e tentar eliminar o fogo, certo? Então agora imagine que em vez de usar o extintor pode usar uma bola bola extintora de incêndios, um item que tem apenas de atirar para a fonte do fogo e esperar três a dez segundo pela explosão de pó que irá por fim ao incêndio. Estamos a falar da Elide Fire Extinguishing Ball, uma invenção revolucionária da marca que pode ser usada por qualquer pessoa.

No fundo, esta invenção não tem como objetivo substituir os extintores, mas sim complementá-los na respetiva ação, de forma passiva ou ativa, diz a marca. O agente ativo libertado pela Elide Fire Extinguishing Ball é um pó químico composto por monofosfato de amónio, permitindo “apagar fogos numa área de oito a dez metros quadrados e de volume entre 30 a 35 metros cúbicos, sem danificar os materiais e sem prejudicar o meio ambiente”.

O vídeo é incrível!

Assim, é possível utilizar este recurso na extinção de fogos de materiais sólidos e líquidos inflamáveis, em incêndios com gases combustíveis e em equipamentos elétricos até 5.000 volts, bastando atirá-la para o local do foco de incêndio. Na explosão consequente é sempre emitido um sinal sonoro entre 120 e 140 dba.

Foi Phanawatnan Kaimart quem teve esta ideia inovadora, quando, em 1997, sobreviveu a um incêndio num hotel em Pattaya, catástrofe que vitimou perto de cem pessoas. Foi esta a “alavanca” que fez com que este cidadão tailandês até então desconhecido começar a estudar formas mais eficientes e seguras de combate a fogos localizados. Entretanto, a patente está já registada em 21 países, incluindo Portugal.

 

 

Sendo possível utilizar a Elide Fire Extinguishing Ball em praticamente todos os setores de atividade, bem como em residências particulares, o preço no nosso mercado é de 120 euros, disponível para venda no site oficial.

Artigos relacionados

Hip Air: o airbag que previne fraturas em caso de queda

O Hip Air, fabricado em França, é um airbag de proteção para os mais velhos com o objetivo de ajudar em caso de queda e prevenir fraturas.

Revista Gadget #96 já nas bancas – Tudo sobre os novos iPhone + Especial Gadgets de férias!

Aqui está a mais recente edição da revista Gadget, a #96, com grandes novidades para os amantes da Apple: reunimos num especial todas as informações (e rumores!) sobre os novos

Compass Stone: a “pedra” que o guia para todo o lado

A Compass Stone é um dispositivo de navegação Kickstarter, em forma de uma pedra, que funciona utilizando luzes brilhantes LED.