Um drone-táxi? Sim, o Volocopter! | COM VÍDEO

Um drone-táxi? Sim, o Volocopter! | COM VÍDEO

O primeiro drone-táxi sobrevoou os céus do Dubai em setembro do ano passado e foi oficialmente apresentado no CES deste ano, em Las Vegas. O Volocopter, uma criação alemã, é uma interessante opção de transporte público que faz frente a horas no trânsito e aos elevados níveis de poluição, mas que certamente terá uma “bandeirada” apenas acessível a carteiras mais compostas…

Há algum tempo que os drones são tidos como uma alternativa ao transporte de mercadorias e, por que não, de pessoas. Este dispositivo da empresa Volocopter é um veículo elétrico com capacidade para duas pessoas que se eleva a uma altitude de 200 metros e se move a uma velocidade de até 100 km/h.

No entanto, a peculiaridade é que o piloto fica… em terra firme! Isto pois, como bom drone que é, é “conduzido” através de um painel de controlo. Mas calma, não nos esqueçamos que é suposto ser um veículo de transporte e não apenas de recreio, pelo que o Volocopter vem igualmente dotado de tecnologia GPS, o que permite programar as rotas com antecedência, e conta com uma autonomia anunciada de 30 minutos (após uma recarga de duas horas).

A escolha do Dubai para demonstração pública do primeiro voo do Volocopter prende-se com o facto de se prever que, em 2030, uma quarta parte dos veículos dos Emirados Árabes Unidos seja de auto-condução aérea, uma tendência que obviamente se expandirá para o resto do mundo. Abaixo tem o vídeo deste voo inaugural.

Não perca a revista Gadget mensalmente nas bancas, com outras sugestões igualmente inovadoras em tecnologia!

Artigos relacionados

Precisa um monitor portátil? A AOC tem um e com USB-C!

Tem um estilo de vida móvel e precisa de um outro ecrã para além do que o seu portátil oferece? A AOC sugere o seu monitor I1601FWUX, com um ecrã IPS de 15,6” com resolução FHD (1.920 x 1.080) e tecnologia USB-C.

Eis a nova Xbox One X, pequena e poderosa

A nova Xbox One X é a mais pequena e poderosa consola de jogos feita até hoje, diz a Microsoft. Chega a sete de novembro e custa 499 euros. Saiba mais!

Garmin Dash Cam – 6

A testemunha Disponível com ou sem GPS, este sistema coloca-se no automóvel para guardar de forma automática todo o material relativo a colisões e outras eventuais possibilidades. É composto por