Um drone-táxi? Sim, o Volocopter! | COM VÍDEO

Um drone-táxi? Sim, o Volocopter! | COM VÍDEO

O primeiro drone-táxi sobrevoou os céus do Dubai em setembro do ano passado e foi oficialmente apresentado no CES deste ano, em Las Vegas. O Volocopter, uma criação alemã, é uma interessante opção de transporte público que faz frente a horas no trânsito e aos elevados níveis de poluição, mas que certamente terá uma “bandeirada” apenas acessível a carteiras mais compostas…

Há algum tempo que os drones são tidos como uma alternativa ao transporte de mercadorias e, por que não, de pessoas. Este dispositivo da empresa Volocopter é um veículo elétrico com capacidade para duas pessoas que se eleva a uma altitude de 200 metros e se move a uma velocidade de até 100 km/h.

No entanto, a peculiaridade é que o piloto fica… em terra firme! Isto pois, como bom drone que é, é “conduzido” através de um painel de controlo. Mas calma, não nos esqueçamos que é suposto ser um veículo de transporte e não apenas de recreio, pelo que o Volocopter vem igualmente dotado de tecnologia GPS, o que permite programar as rotas com antecedência, e conta com uma autonomia anunciada de 30 minutos (após uma recarga de duas horas).

A escolha do Dubai para demonstração pública do primeiro voo do Volocopter prende-se com o facto de se prever que, em 2030, uma quarta parte dos veículos dos Emirados Árabes Unidos seja de auto-condução aérea, uma tendência que obviamente se expandirá para o resto do mundo. Abaixo tem o vídeo deste voo inaugural.

Não perca a revista Gadget mensalmente nas bancas, com outras sugestões igualmente inovadoras em tecnologia!

Artigos relacionados

Vai existir um sistema de alerta que baixa o volume do rádio quando passar uma ambulância

Em Estocolmo, na Suécia, alguns testes já estão a ser feitos, porque vai existir um sistema de alerta que interrompe a música que está a ser ouvida no momento quando se aproximar uma ambulância.

Story: o primeiro relógio de levitação que viaja pelo ar

O Story não é apenas um relógio… é o primeiro relógio de levitação que viaja pelo ar, contando as horas, minutos ou até mesmo os anos.

Roomba 676: o novo reforço da gama de aspiradores-robot da iRobot

Foi sob o agradável sol de Lisboa que a iRobot apresentou hoje o novo Roomba 676, já disponível por 349 euros e num reforço claro da gama de entrada de aspiradores-robot da marca.