Jardins e hortas sem ervas daninhas com o robot Tertill | COM VÍDEO

Jardins e hortas sem ervas daninhas com o robot Tertill | COM VÍDEO

O inventor dos robots-aspiradores Roomba levou o seu conceito para fora de casa e aplicou-o ao seu jardim, criando assim o pequeno robot Tertill que nos ajuda a livrar das ervas daninhas.

Joe Jones, o “pai” dos aspiradores Roomba, CTO da Franklin Robotics (detentora do Tertill) e proprietário de uma casa com jardim, quis simplificar o trabalho que tinha neste e pôs mãos à obra para criar um género de “robot-aspirador” auto-suficiente que percorresse todo o exterior em busca de ervas daninhas para as cortar.

Resistente a chuva e às mais diversas condições climatéricas, o Tertill recorre ao seu design e aos variados sensores para patrulhar o jardim diariamente, evitando plantas e obstáculos em busca das ervas daninhas. E como diferencia as plantas mais pequenas das ervas? Recorrendo a uma lógica simples: as ervas são rasteiras e as plantas são altas. Mediante um sensor, se detetar que estas ultrapassam uma altura de 2,5 cm, o robot desvia-se. Mas se passarem por baixo deste, é ativado um outro sensor que as corta automaticamente.

Graças ao painel solar de que dispõe na parte superior, esteja sol ou céu nublado, o Tertill tem sempre energia para percorrer o jardim na sua missão. Por outro lado, o formato e o ângulo das suas rodas foram pensados para que seja estável nunca fique preso, independente de circular por terreno macio, arenoso, molhado ou até com declives. E à semelhança dos Roomba, também se liga ao smartphone por Bluetooth para comunicar com o Tertill e fazer um seguimento das suas ações.

Na recém-chegada edição de julho da Gadget às bancas encontra este e vários outros gadgets dedicados a cuidar das suas plantas, jardim e, por que não, horta para que cresçam limpos, cuidados e saudáveis!

Artigos relacionados

BioLite NanoGrid

Iluminação e recarga Especial para atividades outdoor, o sistema NanoGrid é composto pelo Powerlight e pelo SightLight. O primeiro funciona como uma torcha-lanterna e conta com powerbank interna. Recarrega-se através

TBee: o dispositivo multimédia que transforma a sua televisão

A Quidbox lançou uma box TBee em que para navegar nela apenas precisa de usar o seu dedo ou a sua voz.

Bluboo Dual: um smartphone com dois sensores na câmara traseira

A Bluboo apostou em duas câmaras traseiras para o seu novo Bluboo Dual, confirmando o facto de que as marcas estão a apostar cada vez mais neste tipo de tecnologia.