Sony Xperia Z4 Tablet vs. Apple iPad Air 2

Sony Xperia Z4 Tablet vs. Apple iPad Air 2

A japonesa acaba de lançar um novo tablet que está a receber uma grande receção. Não em vão, muitos qualificam-no como ‘o melhor tablet Android do mercado atual’. Vejamos no que se diferencia do iPad Air 2, a sua grande concorrência.

                           

www.sonymobile.com/pt

www.apple.com/pt

 

Preço não disponível (Xperia Z4 Tablet)

Desde 509 euros (iPad Air 2)

 

Sistema operativo

Possivelmente, juntamente com o design resistente do Xperia e o sensor de impressões digitais do iPad, esta é a grande diferença entre ambos. O modelo da Sony tem instalada a última versão do Android (5.0 Lollipop) com algumas novidades próprias. A Apple, por sua vez, recorre ao arqui-conhecido iOS 8 e às suas diferentes atualizações.

 

Ecrã

O Xperia Z4 Tablet integra um ecrã QHD de 10,1” (2.560 x 1.600 píxeis), enquanto o iPad Air 2 inclui um Retina de 9,7” e 2.048 x 1.536 píxeis (264 ppp). Ambos são painéis IPS, mas o Sony reforça-o ainda com a tecnologia Triluminos.

 

Processador e RAM

No tablet da Sony encontramos um potente chip Qualcomm Snapdragon 810 de 64 bits e oito núcleos, que oferece um rendimento semelhante ao chip A8 de 64 bits integrado no iPad Air 2. Quanto à memória RAM, os 3 GB do Xperia Z4 Tablet superam os 2 GB da proposta da Apple.

 

Câmaras

Tanto a câmara traseira do Xperia Z4 Tablet como a do iPad Air 2 integram um sensor de 8 Mp (8,1 na do Sony), com AF e gravação de vídeo Full HD; no caso da primeira com Steady Shot, AF e focagem manual, e no da segunda com AF e controlo de exposição. No entanto, na câmara dianteira há sim uma grande diferença: 5,1 Mp para o tablet da Sony diante dos 1,3 Mp no iPad Air 2. A gravação de vídeo HD é comum aos dois.

 

Conectividade

Ambos os modelos dispõem de WiFi ac e de Bluetooth (4.0 no iPad e 4.1 com NFC no Xperia), e oferecem duas versões diferentes: uma LTE 4G e outra “apenas” WiFi. Para o conector principal, a Sony opta pelo universal MicroUSB e a Apple envereda pelo seu exclusivo Lightning.

 

Resistência

É neste ponto que a Sony alcança uma clara vantagem diante da companhia de Cupertino, já que a japonesa dotou o seu tablet de uma frontal de vidro e de um corpo metálico que são resistentes ao pó e à água conforme as normas IP68 e IP65. Além disso, o conector MicroUSB da Sony não necessita de tampa.

 

Design

Embora os dois tablets se possam gabar de um aspeto atrativo, destaque para a parte traseira do Xperia Z4 Tablet, que luz um acabamento em plástico rugoso para evitar que resvale quando está na mão. Estará disponível em branco ou peto, enquanto o iPad Air 2 pode ser encontrado em prateado, dourado ou cinzento sideral.

 

Bateria

O iPad Air 2 integra uma bateria de 7.340 mAh, enquanto a escolhida pela Sony se fica nos 6.000 mAh. Contudo, em reprodução de vídeo, a Apple garante até 10 horas de autonomia e a marca japonesa promete até 17.

 

Armazenamento

Como já é habitual na Apple, o iPad Air 2 carece de entrada MicroSD, mas está disponível com 16, 64 ou 128 GB de memória interna. A Sony oferece uma única capacidade de armazenamento (32 GB), embora permita ampliá-la mediante cartões MicroSD de até 128 GB.

 

Dimensões e peso

A versão WiFi do Xperia Z4 Tablet pesa 389 gr e o modelo 4G, 393; o iPad Air 2, por sua vez, aumenta esses números até 437 e 444 gr, respetivamente. A espessura, no entanto, é idêntica nos dois: 6,1 mm.

Sony 1

Artigos relacionados

Aristotle: o dispositivo inteligente que o ajuda a cuidar do seu filho

É um dispositivo inteligente que permite captar imagens e funciona com altifalante ativado por uma voz inteligente, tendo como principal objetivo ajudar com tarefas essenciais.

Take Solo: o relógio inteligente que deteta o seu estado de espírito

Se for numa viagem já cansado, a conduzir, o Take Solo deteta e apresenta-lhe uma música mais alegre, analisando as diversas características do seu rosto.

June: a pulseira que controla o tempo de exposição ao sol

Uma pulseira que pode precaver muitos escaldões. A June é uma pulseira inteligente que mede o tempo de exposição do sol… e não só!