Scewo: a cadeira de rodas inteligente que sobe e desce escadas

Uma cadeira de rodas repleta de tecnologia que poderá ajudar aqueles que têm limitações motoras… Ainda é apenas um protótipo, mas a Scewo, um projeto de um grupo de jovens suíços, é uma cadeira de rodas elétrica que permite subir e descer escadas, rampas e outras superfícies com inclinação.

Além disso, a Scewo apresenta mais um par de rodas do que o habitual, para ajudar no equilíbrio, e consegue atingir uma velocidade máxima de 10 km/hora, dizem os seus criadores. Permite também fazer muitos ajustes, apresentando uma base larga para maior estabilidade.

E para controlar a cadeira? A marca diz que o utilizador pode usar o joystick ou o peso corporal para ter um total controlo. Para entrar e sair da cadeira, terá de alterar para “Safe Mode” o modo de utilização, sendo possível, no entanto, avançar e recuar.

E em pisos escorregadios a Scewo também tem incluído um par de rodas que é apenas utilizado nestes casos, em que a segurança não é total e a aderência ao solo não é a melhor. Apesar de ser ainda um protótipo, o grupo de jovens criadores desta cadeira de rodas elétrica espera conseguir exportar o produto a partir do final de 2018, de acordo com o site oficial.

A Scewo procura financiamento no Patreon. Veja o vídeo e… encontre novidades de outros gadgets na edição de abril da revista Gadget, já nas bancas!

Artigos relacionados

Surface Book 2 chega a Portugal em dois “sabores” e já está disponível para reserva | COM VÍDEOS

O novo Microsoft Surface Book 2 já está disponível para reserva e promete chegar já em março com uma bateria que pode chegar às 17 horas, diz a marca. Com ecrã de 13,5 ou 15 polegadas!

Asus GR8 II: o mais pequeno PC de gaming concebido para RV

O GR8 II é até mais pequeno do que uma consola de jogos e foi concebido para Realidade Virtual (RV), estando agora disponível em Portugal.

Samsung Galaxy Tab Active

Em ambientes difíceis A pensar nos profissionais que desenvolvem a sua atividade em exteriores, a Samsung lançou um tablet que reúne segurança, resistência, poupança de energia, tecnologias como NFC e