RealFevr: a app de Fantasy Leagues com sucesso internacional

A ideia de criar o projeto RealFevr surgiu em 2010/2011, mas foi em 2013 que um grupo de jovens empreendedores avançou com o protótipo. Agora, o sucesso a nível nacional e internacional é evidente, apesar de ser um mercado pouco explorado em Portugal. Um dos fundadores da marca, Tiago Dias, falou em exclusivo com a revista Gadget e explicou-nos não só quais as vantagens do uso desta app no seu smartphone como também do futuro planeado para este projeto.

equipa-realfevr-1

Como surgiu a ideia da aplicação RealFevr e o porquê de ter sido criada?

Surgiu em 2010/2011, quando a RealFevr ainda era um simples ficheiro de Excel em que testávamos o conceito com um grupo fechado de amigos nossos, tentando aproximar, ao máximo, o nosso algoritmo à realidade. Em novembro de 2013, movidos pela nossa paixão por futebol e tecnologia, criámos o protótipo da RealFevr.

Alguns de nós éramos amigos, outros conhecidos, profissional e pessoalmente, o que facilitou imenso o processo. Todos tínhamos uma vontade comum: mudar o universo das Fantasy Leagues em Portugal e no mundo! A paixão pelo futebol e pela sua irracionalidade, o entusiasmo pela tecnologia e o desafio de fazer algo completamente vanguardista fizeram o resto.

O estudo exaustivo que fizemos da concorrência, nacional e internacional, indicava-nos que estávamos perante uma oportunidade única de negócio, pois estávamos prestes a criar algo inédito neste mercado. Reforço que o mercado de Fantasy Leagues é um mercado pouco maduro e apenas explorado nos EUA, onde tem um potencial incrível, o que evidenciava, ainda mais, a oportunidade para a criação da RealFevr.

O mercado de Fantasy Leagues americano tem 53,6 milhões de utilizadores e gera anualmente cerca de 70 mil milhões de dólares. O crescimento deste mercado foi exponencial nos últimos 15 anos, o que prova que existe um tempo de maturação para mercados embrionários como o que existe atualmente em Portugal, na Europa e na América do Sul.

No que é que este projeto se diferencia dos outros do mesmo género?

  • Tem um único registo;
  • Multimodelo de jogo (Modelo Europeu e Modelo Americano);
  • Multicompetição (Liga Portuguesa, Liga Espanhola, Liga dos Campeões e Liga Europa);
  • App Mobile (iOS e Android);
  • Estatísticas em tempo real.

Em janeiro, vamos fazer a Liga Mexicana em parceria com o Grupo Prisa (que detém o jornal AS, que já é nosso parceiro).

modelo-americano

modelo-europeu

Considera que o facto de ser uma aplicação sobre futebol também ajuda para o sucesso do projeto?

Obviamente que sim. Na verdade, o mercado da RealFevr será a junção de diferentes mercados: tecnologia, futebol e jogo online. O mercado de tecnologia é um mercado emergente e com um crescimento exponencial nos próximos anos. Relativamente aos mercados do futebol e do jogo online, são mercados que geram biliões de dólares anualmente.

No limite, e como sabemos, o futebol é um desporto apaixonante e irracional, o que torna ainda mais apetecível o que estamos a fazer e tentar implementar de uma forma inovadora.

Que ideias já têm em mente, para um futuro próximo, para fazer chegar a aplicação a ainda mais pessoas?

Em cada competição local queremos ter um main partner e um main sponsor (Ex: em Espanha temos o AS e a Playstation). Em cada competição internacional queremos ter uma marca internacional prestigiada como patrocinador oficial.

Temos parcerias previstas com clubes de futebol e sabemos bem como lhes criar mais-valias evidentes. Temos realizado diversas iniciativas com páginas de Facebook reconhecidas no mundo do futebol onde, com a criação de Ligas Privadas e respetivos acordos, temos chegado a cada vez mais pessoas.

Tentamos estar sempre um passo à frente e sempre atentos às tendências de todos os mercados que abrangemos e que se alteram muito rapidamente.

Este projeto já está a ter muito sucesso a nível nacional e também a nível internacional. Que futuro a longo prazo querem dar à RealFevr?

O futuro e o potencial são óbvios. Queremos ser uma plataforma global relacionada com futebol e desporto em geral. Queremos agregar as mais-valias das marcas à RealFevr e proporcionar uma experiência diferente aos nossos utilizadores.

Sente que existem cada vez mais pessoas a aderir a este tipo de jogos? Porquê?

Sim, todos os dias. E todos os dias recebemos inúmeros elogios sobre o trabalho desenvolvido. Sabemos de antemão que podemos fazer mais e melhor e que, por isso, os nossos utilizadores podem ficar descansados, pois serão surpreendidos constantemente. O futuro está no universo digital e é para ele que trabalhamos.

realfevr-1

realfevr_low-res

Artigos relacionados

Kratos de regresso… e com uma companhia especial!

Eis a maior das surpresas: Kratos tem um filho e esta será a dupla de personagens principal no próximo episódio de God of War, um exclusivo para a PS4. E

Motorola Moto G 4G

Capas intermutáveis A aplicação Motorola Alert permite aos teus familiares e amigos saber onde estás e informá-los caso necessites de ajuda. Ecrã: 5” HD Processador: Quad core a 1,2 GHz

LG G Flex2

Design curvo A curva do seu ecrã (de 700 mm de raio) aproxima o microfone da boca, melhorando a captação de som, enquanto oferece uma experiência de visionamento mais imersiva.