O novo Xperia XZ Pro e os outros quatro focos da Sony para 2018 | COM VÍDEOS

O novo Xperia XZ Pro e os outros quatro focos da Sony para 2018 | COM VÍDEOS

Sim, a Sony mostrou no recente CES 2018 que pretende estar forte ao longo do ano no que diz respeito a novos lançamentos e renovações das gamas que já comercializa na Europa e em Portugal, naturalmente. São muitas as novidades e, um pouco à margem da grande feira de Las Vegas, surgem as primeiras características do muito esperado Sony Xperia XZ Pro, que promete incluir um ecrã OLED 4k. Mas conheça então os quatro focos da Sony para 2018.

Gama Sony Xperia renovada

Como não podia deixar de ser, certo? A começar pelas primeiras informações que começam a circular na Web em relação ao Xperia XZ Pro, ainda sem data de lançamento prevista. Esta não é uma novidade da marca no CES 2018 como são outras de que falamos até ao final deste artigo, mas espera-se que seja integrado neste smartphone o primeiro ecrã OLED com resolução 4K, e ao que tudo indica com 5,7 polegadas.

Ficam aqui algumas das especificações que podem vir a estar presentes neste modelo: CPU Qualcomm Snapdragon 845, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, câmara principal de dupla lente (19 + 12 MP), câmara frontal de 13 MP, bateria de 3.420 mAh e certificação IP67.

Mas, na gama Xperia, há modelos que são certos que cheguem até nós em breve. É o caso dos XA2 e XA2 Ultra que surgem na imagem abaixo e que se posicionam na gama média/alta. O Xperia XA2 combina um ecrã Full HD de 5,2 polegadas com uma bateria de 3.300 mAh, enquanto que o Xperia XA2 Ultra dispõe de um ecrã Full HD de 6 polegadas e de uma bateria de 3580 mAh.

As câmaras principais também merecem atenções, com 23 MP, gravação de vídeo 4K, sensibilidade ISO até 12.800 (nas fotos). Nas unidades destinadas às selfies, o primeiro modelo conta com uma câmara frontal de 8 MP com 120 graus, ao passo que o Ultra integra duas câmaras frontais “dual selfie”: uma com 16 MP com estabilização de imagem ótica e uma outra com 8 MP e lente a 120 graus.

O processador é o Qualcomm Snapdragon em ambos os smartphones, sem esquecer a presença de sensor de impressões digitais (na parte traseira) e acabamentos metálicos. Chegam já este mês!

Som e televisão

Aqui, é a nova gama 4K OLED Bravia Série AF8 que está em destaque, com CPU de imagem 4K HDR X1 Extreme e incluindo a tecnologia AcousticSurface, que faz com que o som saia diretamente do ecrã! Mas o mesmo processador equipa também a linha de televisores XF90, com ecrãs que podem ir até às 75 polegadas. A pensar já no futuro, foi mostrado um modelo com protótipo de ecrã 8K, HDR e  brilho de 10.000 nits!

Para acompanhar os televisores na sala, a marca apresentou ainda duas barras de som, a HT-ZF9 e a HT-XF9000, equipadas com as normas Dolby Atmos e DTS:X. Diz a Sony que a ZF9 é a primeira barra de som de 3.1 canais do mundo a suportar o formato Dolby Atmos. Na gama estão ainda as séries AF8 e XF90, compatíveis com o formato Dolby Vision 3, bem como o leitor 4K Ultra HD Blu-Ray UBP-X700 (resolução 4K HDR).

Ainda no campo do som, entre os novos equipamentos estão ainda os auscultadores sem fios com cancelamento de ruído WF-SP700N, com funcionalidade de cancelamento de ruído e à prova de salpicos (IPX4). Nota para o facto deste modelo dispensar totalmente os fios, nem sequer os inclui para a ligação entre as duas unidades. A juntar a estes phones in-ear desportivos surgem também os também “atléticos” WI-SP600N.

A pensar nas fotos e nos vídeos!

Não surgiram grandes novidades quanto a CSC ou reflex, por exemplo, mas a nova caixa de controlo CCB-WD1 destinada à actioncam RX0 foi “estrela”onível). Também houve tempo para mostrar uma nova solução multicâmaras para esse mesmo modelo.

Na fotografia, foi anunciada a objetiva de zoom E-Mount 18-135mm F3.5-5.6 OSS, compatível com câmaras da marca com sensor APS-C, e uma nova versão de design para a câmara α6300. Mais informações sobre as gamas α, Cyber-shot, Handycam e Action Cam aparecerão em breve, com exceção da “pró” FS7 II XDCAM, já apresentada no CES 2018.

E o conceito Life Space UX?

É ao que a Sony chama de equipamentos que dão “a oportunidade de transformar o seu espaço e criar novas experiências”. Como? Com novidades com o projetor 4K Ultra Short Throw LSPX-A1, que chega esta primavera aos Estados Unidos. Concebido para combinar perfeitamente com uma superfície em mármore artificial, em alumínio ou madeira, este modelo de curta distância proporciona projeção de conteúdos 4K HDR em áreas de até 120 polegadas.

No som está ao serviço um tweeter compatível com a tecnologia Advanced Vertical Drive, sem esquecer os subwoofers pensados para “preencher” a sala de estar com som realista, garante a Sony. Não deverá ser barato, contudo…

Por fim, deixamos um curto vídeo da presença oficial da Sony no CES 2018:

 

 

Artigos relacionados

Audi Pop.Up Next: pela estrada ou pelo ar! | COM VÍDEO

Para a Audi, o veículo do futuro será autónomo, elétrico e modular, permitindo utilizá-lo como um drone “gigante” ou como um carro que dura toda a vida. Assim, com base nestas premissas, criaram o Audi Pop.Up Next.

1920: O relógio intemporal da Tous Watches

A Tous Watches apresentou o relógio intemporal “1920”, criando uma coleção de inspiração clássica com um estilo retro.

Sony Xperia M4 Aqua

Autonomia de dois dias É o primeiro smartphone submersível cuja porta MicroUSB está a descoberto. A sua câmara reconhece até 52 cenas. Ecrã: 5” (HD) Processador: Octa core a 1,5