Google Fotos tem novas funções para melhores imagens e interação

Google Fotos tem novas funções para melhores imagens e interação

Criada em 2015, a app Google Fotos é usada por muitos como forma de guardar as suas fotos e/ou vídeos na cloud, sem ocupar a memória do dispositivo móvel. Mas este ano recebeu um “update” com novas funções que prometem uma maior interação entre utilizadores e outras formas de editar as imagens.

Para quem ainda não conhece esta app, deixamos aqui um breve resumo daquilo que a Google Photos permite fazer:

  • Backup Automático: permite um armazenamento ilimitado de fotos e vídeos, e mesmo que o utilizador perca o seu smartphone, tablet ou PC, continuará a ter acesso a todas as suas imagens em photos.google.com;
  • A função “Libertar Espaço” remove as imagens guardadas na cloud do seu dispositivo, poupando espaço de armazenamento;
  • Todo o conteúdo registado é guardado automaticamente por data, sendo também possível pesquisar por pessoas, locais e objetos, e através de pesquisa por voz.
  • O utilizador pode partilhar fotos com qualquer pessoa dos seus contactos, sendo que o Google Fotos sugere o melhor método de partilha (SMS, email ou via Google Fotos).
  • É possível editar e aplicar filtros às fotos, e agrupá-las em Álbuns Partilhados (família, amigos, etc.).

Mas não contentes com as possibilidades já disponíveis na app, a equipa da Google Fotos decidiu abranger o leque, adicionando em 2018 novas funcionalidades, umas já disponíveis e outras prestes a chegar. Conheçamo-las então:

  • Ações Sugeridas: já possível de ser usada, aqui a Google Fotos exibe uma sugestão de melhoria da cor, o brilho, girar a foto, entre outras, com um simples clique. No fim, o utilizador pode comparar as duas imagens e escolher qual prefere guardar e/ou partilhar.
  • Favoritos e Gostos: Em breve poderemos marcar fotos como favoritas com uma estrelinha e, ao “navegar” pelos Álbuns, recordar quais foram os momentos que mais o marcaram. Além disso, também poderá demonstrar o quanto gostou de uma foto ou Álbum partilhados por um amigo ou familiar, clicando no ícone do coração para o efeito.
  • Com esta app, o Google abre as suas portas aos utilizadores de dispositivos iOS, passando agora a Google Fotos a estar disponível para download também na App Store.

Para poder usufruir de todo o potencial da Google Fotos, não perca na Gadget de junho os 20 melhores smartphones de gama média por menos de 400 euros, outros que primam pela resolução 4K, e 14 modelos com características fora do comum… Já nas bancas!

Artigos relacionados

Gadgets do dia a dia – Episódio 5: Festa em todo o lado com a mini coluna Cubiks!

A Cubiks é uma pequena e leve coluna Bluetooth portátil que emite diferentes luzes LED em função da música que vem do seu smartphone. É um dos gadgets em destaque na próxima revista Gadget!

PhotoScan: a app que recupera as suas fotos do passado

Com a PhotoScan, as fotografias antigas que eventualmente tem guardadas no seu álbum de recordações podem ser digitalizadas e melhoradas.

Gadgets do dia a dia – Episódio 4: Reviver os anos 50 com o rádio Revival RD70

Originalmente desenhada em 1956 por Harry Roberts, a série de rádios Revival teve como inspiração principal a mala de uma senhora. Hoje, o design icónico dos modelos Revival pouco mudou, mas as tecnologias associadas evoluíram, apesar de não terem abandonado a peculiar estética dos anos 50.