Cuda: jetpack aquático impresso em 3D | COM VÍDEO

Cuda: jetpack aquático impresso em 3D | COM VÍDEO

O Cuda é um jetpack com um design tipo mochila capaz de nos dar impulso na água, tanto à superfície como em mergulho, até velocidades perto de 13 km/h!

Recorrendo à tecnologia de impressão 3D da empresa 3D Hubs, o seu criador, o jovem inglês Archie O’Brien, procurou uma alternativa ao famoso Seabob e assim elaborou o Cuda, um jetpack composto por 45 peças impressas em 3D e que pode ser montado em dez minutos, refere O’Brien.

Este sistema de propulsão é uma versão simplificada de uma moto de água, com um eixo de transmissão em metal e um dissipador de calor fresado via CNC. A estrutura é em plástico PLA e impressa em 3D, e é um polímero de fibra de carbono que dá resistência e leveza à hélice.

Todas as peças são impressas em 3D e estão cobertas por um revestimento à base de resina epóxi, isto para elevar o rendimento e fiabilidade debaixo de água. Os componentes eletrónicos (incluindo as baterias removíveis) estão dentro de compartimentos estanques e selados com silicone.

Assim, usar o Cuda é simples: controlamos a velocidade com um comando à distância na mão e a direção com o corpo. A má notícia é que este gadget está ainda pendente de patente, com produção prevista para 2019 apenas. Mas o preço deverá ficar abaixo dos 1.000 euros.

 

Artigos relacionados

Hub Robot: LG revela novos robôs na CES 2017

A LG vai apresentar a partir do dia 5 de janeiro em Las Vegas uma panóplia de equipamentos, entre os quais o Hub Robot, um robô que recorre a Inteligência Artificial para comandar equipamentos domésticos.

Kyocera Rafra: o smartphone que pode lavar com água e sabão

O Kyocera Rafra é um smartphone surpreendente: é capaz de resistir a lavagens com água e sabão e até pode acompanhá-lo enquanto toma banho.

Portugal sem Tripé: o concurso de fotografia da Huawei

A Huawei associou-se ao Turismo de Portugal para lançar neste último dia de maio a campanha Portugal sem Tripé, iniciativa que é, no fundo, um concurso de fotografia em que os sete finalistas ganham um smartphone Huawei P10.