Cuda: jetpack aquático impresso em 3D | COM VÍDEO

Cuda: jetpack aquático impresso em 3D | COM VÍDEO

O Cuda é um jetpack com um design tipo mochila capaz de nos dar impulso na água, tanto à superfície como em mergulho, até velocidades perto de 13 km/h!

Recorrendo à tecnologia de impressão 3D da empresa 3D Hubs, o seu criador, o jovem inglês Archie O’Brien, procurou uma alternativa ao famoso Seabob e assim elaborou o Cuda, um jetpack composto por 45 peças impressas em 3D e que pode ser montado em dez minutos, refere O’Brien.

Este sistema de propulsão é uma versão simplificada de uma moto de água, com um eixo de transmissão em metal e um dissipador de calor fresado via CNC. A estrutura é em plástico PLA e impressa em 3D, e é um polímero de fibra de carbono que dá resistência e leveza à hélice.

Todas as peças são impressas em 3D e estão cobertas por um revestimento à base de resina epóxi, isto para elevar o rendimento e fiabilidade debaixo de água. Os componentes eletrónicos (incluindo as baterias removíveis) estão dentro de compartimentos estanques e selados com silicone.

Assim, usar o Cuda é simples: controlamos a velocidade com um comando à distância na mão e a direção com o corpo. A má notícia é que este gadget está ainda pendente de patente, com produção prevista para 2019 apenas. Mas o preço deverá ficar abaixo dos 1.000 euros.

 

Artigos relacionados

Já está nas bancas a Gadget & PC – Edição Especial Gamer #1!

Já está nas bancas a Gadget & PC – Edição especial Gamer #1, uma edição especial totalmente dedicada aos videojogos e com 100 páginas repletas de grandes novidades. Fique a conhecer todos os grandes jogos deste e do próximo ano e também as seleções de hardware gaming mais adequadas para jogar ao mais alto nível.

Gadgets outdoor – episódio 3: Vídeos 4K repletos de adrenalina com a nova Midland H7+

A nova Midland H7+ é uma actioncam que está pronta para qualquer sessão fotográfica em situações de aventura extrema. Em Ultra Teste na revista Gadget que está nas bancas!

Os 11 smartphones mais apelativos do WMC 2017?

Aqui estão os 11 smartphones mais apelativos do WMC 2017. Mas foram muitos mais os gadgets e equipamentos que encontrámos na edição deste ano do certame… Fique a conhecê-los a todos ao pormenor na próxima edição da revista Gadget!