CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

Não são bem gadgets, são antes serviços e plataformas que vão permitir a tecnologias de condução autónoma futuras funcionarem de formas mais inovadora e eficaz, diz a marca. A TomTom marcou presença no CES 2018 para mostrar ao mundo os serviços AutoStream e TomTom MotionQ, destinados a veículos autónomos, assim como parcerias com as marcas Baidu e a Qualcomm.

Segundo a marca refere em comunicado, estas novas tecnologias e parcerias que têm como objetivo acelerar o futuro da condução e continuar a trabalhar no desenvolvimento da condução autónoma. O TomTom AutoStream é um serviço de mapas que permite a veículos autónomos e a sistemas avançados de assistência à condução gerarem um horizonte para a estrada que têm à sua frente, isto através de streaming dos dados mais recentes de mapas que estão armazenados na cloud da TomTom.

Já o TomTom MotionQ baseia-se num conceito único de condução preditiva, que garante o conforto dos passageiros em veículos autónomos através do fornecimento de um conjunto de pistas visuais que permitem ao passageiro antecipar o movimento do veículo, diz a TomTom.

O MotionQ está preparado para colocar sobreposições intuitivas no painel central, comunicando a intenção de movimento do veículo, incluindo curvas, aceleração e outros elementos no mapa como os limites da estrada, as marcações ou a geometria, por exemplo.

O TomTom AutoStream foi lançado com dois parceiros iniciais, a Baidu e a Zenuity, ao passo que o MotionQ pode ser visto no novo Rinspeed Snap, um veículo de conceito robot-táxi que foi apresentado pela primeira vez no CES 2018 e que pode ver abaixo.

 

Artigos relacionados

Armazenamento de recorde

Um rendimento próximo do de discos SSD, apenas com um valor otimizado de GB por dólar, são as características principais do protótipo híbrido de 4 TB da WD.   A

Utilizar um iPhone para detetar (por exemplo) uma doença? É possível

Através de um sensor e de um leque de aplicações é possível responder a várias perguntas do dia a dia. Quem o diz são cientistas finlandeses do centro de investigação VTT.

Polaroid OneStep 2, o regresso de um clássico | COM VÍDEO

A icónica instantânea da marca, lançada pela primeira vez em 1977, recebeu agora um update com a Polaroid OneStep 2, num design que reúne o estilo retro de antes com elementos contemporâneos.