CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

Não são bem gadgets, são antes serviços e plataformas que vão permitir a tecnologias de condução autónoma futuras funcionarem de formas mais inovadora e eficaz, diz a marca. A TomTom marcou presença no CES 2018 para mostrar ao mundo os serviços AutoStream e TomTom MotionQ, destinados a veículos autónomos, assim como parcerias com as marcas Baidu e a Qualcomm.

Segundo a marca refere em comunicado, estas novas tecnologias e parcerias que têm como objetivo acelerar o futuro da condução e continuar a trabalhar no desenvolvimento da condução autónoma. O TomTom AutoStream é um serviço de mapas que permite a veículos autónomos e a sistemas avançados de assistência à condução gerarem um horizonte para a estrada que têm à sua frente, isto através de streaming dos dados mais recentes de mapas que estão armazenados na cloud da TomTom.

Já o TomTom MotionQ baseia-se num conceito único de condução preditiva, que garante o conforto dos passageiros em veículos autónomos através do fornecimento de um conjunto de pistas visuais que permitem ao passageiro antecipar o movimento do veículo, diz a TomTom.

O MotionQ está preparado para colocar sobreposições intuitivas no painel central, comunicando a intenção de movimento do veículo, incluindo curvas, aceleração e outros elementos no mapa como os limites da estrada, as marcações ou a geometria, por exemplo.

O TomTom AutoStream foi lançado com dois parceiros iniciais, a Baidu e a Zenuity, ao passo que o MotionQ pode ser visto no novo Rinspeed Snap, um veículo de conceito robot-táxi que foi apresentado pela primeira vez no CES 2018 e que pode ver abaixo.

 

Artigos relacionados

Dyson tem edição limitada do secador Supersonic em azul e ouro

James Dyson, o próprio fundador da marca, resolveu redesenhar o secador Supersonic e torná-lo uma peça exclusiva e limitada, renovando-o artesanalmente sob a forma de um modelo de cor azul com revestimento em ouro de 23,75 quilates.

Hum Rider: agora a expressão “passa por cima” já faz sentido

O ‘Hum Rider’ é uma invenção em forma de veículo que pesa 3.855 kg, tem quatro câmaras e um sistema hidráulico que permite passar por cima dos automóveis.

Mais memória para o iPhone? Kingston DataTraveler Bolt Duo

Está a ficar sem espaço no seu iPhone? Então um pequeno acessório como a Kingston DataTraveler Bolt Duo pode ser a solução.