CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

CES 2018: TomTom mostra novas tecnologias para carros autónomos

Não são bem gadgets, são antes serviços e plataformas que vão permitir a tecnologias de condução autónoma futuras funcionarem de formas mais inovadora e eficaz, diz a marca. A TomTom marcou presença no CES 2018 para mostrar ao mundo os serviços AutoStream e TomTom MotionQ, destinados a veículos autónomos, assim como parcerias com as marcas Baidu e a Qualcomm.

Segundo a marca refere em comunicado, estas novas tecnologias e parcerias que têm como objetivo acelerar o futuro da condução e continuar a trabalhar no desenvolvimento da condução autónoma. O TomTom AutoStream é um serviço de mapas que permite a veículos autónomos e a sistemas avançados de assistência à condução gerarem um horizonte para a estrada que têm à sua frente, isto através de streaming dos dados mais recentes de mapas que estão armazenados na cloud da TomTom.

Já o TomTom MotionQ baseia-se num conceito único de condução preditiva, que garante o conforto dos passageiros em veículos autónomos através do fornecimento de um conjunto de pistas visuais que permitem ao passageiro antecipar o movimento do veículo, diz a TomTom.

O MotionQ está preparado para colocar sobreposições intuitivas no painel central, comunicando a intenção de movimento do veículo, incluindo curvas, aceleração e outros elementos no mapa como os limites da estrada, as marcações ou a geometria, por exemplo.

O TomTom AutoStream foi lançado com dois parceiros iniciais, a Baidu e a Zenuity, ao passo que o MotionQ pode ser visto no novo Rinspeed Snap, um veículo de conceito robot-táxi que foi apresentado pela primeira vez no CES 2018 e que pode ver abaixo.

 

Artigos relacionados

Energy Tablet 10” Pro 4: o tablet com tecnologia Xtreme Sound!

Com um design muito cuidado, o Energy Tablet 10” Pro 3, que é novidade, é muito rico no que diz respeito à multimédia, avança a marca.

Gadgets do dia a dia – Episódio 9: Internet mais “móvel” com o novo TP-Link M7450

O novo TP-Link M7450 é um modem Wi-Fi LTE portátil banda dupla que chega aos 867 Mbps a 5 GHz ou 300 Mbps a 2,4GHz, segundo avança a marca. É a mais recente novidade da marca.

Gadgets do dia a dia – Episódio 5: Festa em todo o lado com a mini coluna Cubiks!

A Cubiks é uma pequena e leve coluna Bluetooth portátil que emite diferentes luzes LED em função da música que vem do seu smartphone. É um dos gadgets em destaque na próxima revista Gadget!