A revolucionária Witbox Go! e outra boa surpresa da BQ

A revolucionária Witbox Go! e outra boa surpresa da BQ

A primeira impressora 3D para Android! Sim, foi esta grande novidade que a BQ apresentou hoje oficialmente em Lisboa, numa tentativa de levar esta tecnologia “a todos os públicos, graças a um ecossistema de hardware e software que permite imprimir com um único toque”, pelas palavras da marca espanhola. E devemos dizer que ficámos entusiasmados com a nova Witbox Go!, isso é certo, principalmente pelo escasso ruído emitido durante o processo de impressão, a que tivemos oportunidade de assistir.

Este é o primeiro dispositivo do género a funcionar em equipa com qualquer equipamento móvel com SO Android, ao mesmo tempo que é “movida” por um processador Qualcomm Snapdragon SD410 quad-core.

O tempo de lançamento de qualquer projeto 3D para a impressora é de apenas 15 minutos, diz a BQ, sendo que isso pode acontecer via Wi-Fi ou NFC a partir do smartphone, por exemplo.

O software Zetup da BQ medeia o processo, em versão para PC ou sob a forma de app móvel, sendo possível selecionar o nível de qualidade e a densidade de preenchimento.

BQ Witbox Go!:

O volume de impressão máximo da Witbox Go! é de 14 x 14 x 14 cm, enquanto a Witbox Go!, pensada para estar em qualquer escritório doméstico, apresenta medidas de 48 x 30 x 25 cm. pesa 5 kg apenas.

E será já nos terceiro trimestre do ano que podemos levar para casa este fantástico gadget, e por 599 euros!

Smartphones novos!

Mas não foi só a Witbox! Go a centrar atenções, visto que a BQ mostrou ainda pela primeira vez os novos smartphones com que pensa “atacar” o mercado português esta primavera. E a aposta está claramente na captação de fotos e vídeos!

Estamos a falar dos Aquaris X e Aquaris X Plus, terminais com muitas características em comum, nomeadamente o ecrã de 5,2 polegadas Full HD e com tecnologia Quantum Color +, capaz de reproduzir mais de 16,5 milhões de cores e apresentar índices de brilho de até 650 nits, diz a BQ.

Mantendo a essência dos modelos anteriores (linha X5), estas novidades mostram superfícies traseiras em vidro 3D, no caso da versão Pro. O leitor de impressões digitais também surge em ambos os terminais.

Novo BQ Aquaris X:

A bateria é de 3.100 mAh, lado a lado com função Quick Charge 3.0 e ligação USB-C. O processador escolhido é o Snapdragon 626 a 2,2 GHz, que faz parelha com a GPU Adreno 506.

Melhor ainda: é a versão 7.1.1 do sistema operativo Android que marca presença tanto no X como no X Pro, da mesma forma que também o capítulo do som foi tido em conta. Além dos auscultadores tipo in-ear oferecidos no pack, os smartphones incluem também o codec de áudio para Bluetooth aptX.

Surpresa no vídeo 4k!

Já referimos que a BQ aposta bastante na captação de fotos e vídeos com estes novos Aquaris X, e aqui smi há diferenças entre os dois modelos.

Ante disso, uma nota especial para a aplicação da câmara propriamente dita, que a marca indica agora ser capaz de gerar imagens “muito mais nítidas e com menos ruído”. Tudo por “culpa” das tecnologias Multi-Image Processing e de disparo instantâneo ZSL.

Assim, o Aquaris X Pro integra uma câmara de 12 MP com o sensor 2L7 da Samsung, com abertura de f/1.8 e sistema de focagem por deteção de fase. No caso do Aquaris X, o sensor é o Sony iMX298, sendo que a câmara é de 16 MP. isto quanto às câmaras traseiras, pois a frontal é de 8 MP com flash.

Novo BQ Aquaris X Plus:

Contudo, é na capacidade para captar vídeo em 4K (30 fps) que está a surpresa que falamos desde o início neste artigo, e que passa pela tecnologia de estabilização Vidhance. Tivemos oportunidade de assistir a um vídeo comparativo e o sistema promete, sendo que o colocaremos à prova na próxima edição da revista Gadget, após o teste pormenorizado ao BQ Aquaris X Pro.

Quanto a preços e disponibilidade, o Aquaris X (146,5 x 72,7 x 7,9 mm; 153 gramas) estará à venda em maio por 289 euros, numa versão única com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento. Já o Aquaris X Pro (146,5 x 72,7 x 7,8 mm; 158 gramas) chega apenas em junho, em duas configurações: com 4 GB de memória RAM e 64 GB de espaço, por 369 euros, ou com 4 GB de memória RAM e 128 GB de espaço por 409 euros.

Artigos relacionados

WS620: o mais recente Walkman “todo-o-terreno” da Sony

A Sony tem um novo Walkman à prova de água e de pó que permite treinar em qualquer terreno, com tecnologia sem fios Bluetooth.

Refactor Fitness RF-1: mais do que um simples GPS…

Isto pois a empresa que o desenvolveu, a Refactor Fitness, optou por incluir também um sistema de luz LED e uma câmara Full HD na parte superior do RF-1, simplificando assim o uso de acessórios enquanto andamos de bicicleta.

Haier Voyage I70

Sofisticado Integra uma tecnologia denominada HotKnot que permite transmitir dados a outros dispositivos compatíveis apenas aproximando os seus ecrãs. Ecrã: 5” (HD) Processador: Octa core a 1,5 GHz RAM: 1