6 gadgets indispensáveis para si e para a sua moto

6 gadgets indispensáveis para si e para a sua moto

Numa altura em que a moto é o veículo de eleição de cada vez mais pessoas, com o seu registo em Portugal a aumentar, reunimos aqui alguns dos gadgets que não podem faltar nas suas viagens com a companheira de duas rodas.

  1. Garmin zūmo 346 e 396 LMT-S

São dois GPS com ecrã de 4,3 polegadas pensados para motociclistas, “que vivem a estrada como uma aventura e que precisam de funcionalidades completas de navegação e conectividade, funções inteligentes e capacidades de localização”, refere a Garmin.

Entre as várias novidades dos novos equipamentos, destaque para a possibilidade de partilhar sem fios os ficheiros GPX para definir rotas em grupo e permanecer ligado a familiares e amigos através da app Smartphone Link, e a integração de conectividade Wi-Fi, para atualização de mapas e de software, e Bluetooth, que possibilita o controlo da música guardada no smartphone.

A diferença entre ambos é que, enquanto o zūmo 346 vem com cartografia apenas para a Europa Ocidental, o modelo 396 inclui cartografia europeia completa e um suporte extra para painéis de carro com cabo de alimentação. Os seus preços são de 349,99 e 399,99 euros, respetivamente.

  1. Midland BTX2 Pro Single

Graças à conetividade Bluetooth 4.2, o intercomunicador Midland BTX2 Pro consegue juntar na mesma conversa até quatro motociclistas ou realizar comunicações individuais com até quatro intervenientes distintos com qualidade digital Full Duplex.

Dispõe ainda de cancelamento de ruído DSP e do sistema AGC de controlo automático do volume, além da possibilidade de se emparelhar com dois smartphones em simultâneo, de oferecer alcance até 1 km, da autonomia anunciada de até 30 horas e das funções GPS Background e VOX.

Este Midland BTX2 Pro Single tem um preço de 209,99 euros, mas também está disponível a versão Twin, com dois intercomunicadores, por 369,99 euros.

  1. Nuviz

Os seus criadores dizem que o Nuviz é o “dispositivo que o liberta de dispositivos”. Este Head-Up Display, bastante compacto e intuitivo, mostra todas as informações que o motociclista necessita para as suas viagens, complementando-as ainda com a possibilidade de realizar chamadas ou até de tirar uma foto de 8 MP ou gravar vídeos de 1.080p (30 fps) em andamento (posteriormente guardadas num cartão MicroSD integrado de até 128 GB).

Tem também um processador Qualcomm quad-core, que suporta o funcionamento do GPS; diversos sensores, como acelerómetro, giroscópio e altímetro; e conectividade Bluetooth LE e WLAN. A sua bateria de 3.250 mAh tem uma autonomia anunciada de oito horas, o controlador que gere o Nuviz tanto pode ser colocado no guiador como numa luva, e pode ser adquirido pelo preço de 699 euros.

  1. Brake Free

Esta luz LED de travão é ultra brilhante para melhorar a visibilidade dos motociclistas, mesmo durante o dia. Pelo facto de ser colocada na parte de trás do capacete, a Brake Free fica ao nível da visão dos outros utilizadores da estrada e, mediante sensores como um giroscópio e um acelerómetro, deteta a ação do motociclista e indica o tipo de travagem que está a ser feita, entre três opções disponíveis: Regular, quando se aciona os travões dianteiros ou traseiros; Motor, pela desaceleração sem tocar nas manetes de travão; e Emergência, que desencadeia um padrão especial de luz.

São 100 luzes LED que desempenham esta função, com uma autonomia estimada de oito horas para um uso contínuo. A sua bateria (3.000 mAh) é recarregável mediante MicroUSB, pesa apenas 170 gramas e conta com certificação IP64 de resistência às condições climatéricas. De momento em processo de crowdfunding no Indiegogo.

  1. ROAME Zeros

Uma boa forma de complementar o gadget do último ponto ou se preferir um elemento mais discreto que o identifique, os ROAME Zeros são uns sapatos que também alertam os demais condutores para as suas ações na estrada mediante luzes.

Com um aspeto bastante casual, foram criados com material ultra forte, como preenchimento D30 e pele resistente à abrasão, e incluem ainda luzes LED patenteadas de travagem e mudança de direção na sola de borracha. Estas funcionam via wireless, bastando para tal instalar um pequeno controlo nos fios das luzes da moto.

  1. TomTom Rider 550

O GPS Rider 550 oferece a possibilidade de fazer atualizações através de Wi-Fi, deixando de ser necessário ligar o equipamento ao computador para atualizar os serviços vitalícios de Mapas Mundo, Trânsito e Radares, e no que toca ao planeamento da próxima aventura, tem acesso ao serviço TomTom Road Trips, com mais de 150 percursos disponíveis.

Já na estrada, os motociclistas terão o auxílio de um processador quad-core, para uma performance melhorada, e poderão interagir com o seu smartphone via Siri e Google Now ligando o GPS a este por Bluetooth. À venda por 399,95 euros, estando também disponível o TomTom Rider 550 Premium Pack (com kit para montagem para automóvel, solução anti-roubo e bolsa de proteção para transporte) por 499,95 euros.

Conheça outros gadgets originais na edição de maio da revista Gadget & PC, já nas bancas!

Artigos relacionados

iGoMic Mini Shotgun: um microfone que oferece áudio com qualidade de estúdio

Foi apresentado mais um microfone da série IGoMic pela Mic W, empresa que se dedica à criação de microfones para captação de som através de dispositivos móveis.

AEG Sports Blender: batidos frescos sempre prontos a levar!

Pensada para quem gosta de praticar desporto, mas com um piscar de olho a quem não dispensa um batido refrescante, a AEG Sports Blender permite levar a bebida na hora, graças ao seu copo robusto e pronto a usar.

HAZ

Automático Abre-se sozinho quando deteta chuva. Também se fecha e dobra automaticamente, e liga-se ao smartphone para que não o perdamos. www.hazumbrella.com 63 euros