As 3 grandes “evoluções” do novo serviço Nowo TV

As 3 grandes “evoluções” do novo serviço Nowo TV

Sem asteriscos e sem letras pequeninas. Continua assim o serviço de TV e Internet da Nowo, desde que há seis meses está no mercado português do género com tarifários livres de prazos de fidelização e outras limitações. Mas agora surge uma nova box e uma nova interface na plataforma de TV, sem alterar as modalidades e a forma de cada cliente poder configurar o serviço a seu gosto. A marca chama-lhe a Nowo TV.

Resumidamente, vejamos então as três maiores “evoluções” notórias num “serviço de televisão inteligente e focado na experiência do utilizador”, pelas palavras da marca:

1 – A nova box Nowo TV, agora com modem/router em separado

O serviço Nowo TV é composto pelo equipamento e pelo serviço. No primeiro “quadrante”, chega assim uma nova box, disponível para novos clientes ou para os já existentes, que substitui a anterior e agora divide o sistema (hardware) em três equipamentos distintos: box, router/modem e disco rígido externo ligado por USB, destinado à gravação.


O dispositivo integra quatro sintonizadores, permitindo ver dois canais e gravar outros dois, tudo em simultâneo, além de incluir agora duas portas USB, uma na parte traseira e outra na frontal da box, para ligação de qualquer suporte de armazenamento do género.


O maior atrativo da box é, contudo, o reduzido consumo de energia em stand-by (apenas 1 Watt em stand-by) anunciado pela marca. O sistema está predefinido de origem para entrar neste stand-by profundo ao fim de quatro horas. A outra grande novidade é o comando à distância, “simples e de uso direto”.

2 – Duplo Ecrã, para “acabar com a guerra pelo comando”!

Um dos argumentos que a Nowo mais ostenta na campanha que está agora na rua para promoção do novo serviço: a opção Duplo Ecrã, que permite a visualização de dois conteúdos em simultâneo, com a divisão do ecrã ao meio. Há um canal ou conteúdo tido como o principal, na secção à esquerda, que emite som; a secção da direita apresenta o segundo canal/conteúdo, sem som.

Algo que apenas a Nowo proporciona de momento neste segmento, diz a marca, combinando perfeitamente com uma nova interface simplificada e renovada em função do estudo do uso dos clientes. O menu principal é uma réplica do esquema de botões do comando, com cinco áreas principais em cada secção da interface – rápida e fluida, pelo que experimentámos.

3 – Atalhos personalizáveis rapidamente…

O outro ponto forte e destacado na apresentação de hoje da Nowo TV. As quatro teclas coloridas que fazem parte de qualquer comando à distância podem, neste caso, servir de atalhos diretos para o canal ou área da interface que mais utilizamos. Basta chegar a esse canal/área nos menus e ficar a pressionar a tecla em causa alguns segundos. O atalho fica imediamente memorizado, sendo que podemos gerir os quatro atalhos a qualquer momento.

Esta parece uma vantagem no manuseamento do guia de TV, que pode ser apresentado sob a forma de grelha ou mosaicos, com uma descrição do conteúdo sempre presente no canto inferior direito, minimizando o número de ações a desempenhar até chegarmos ao que queremos.

Por outro lado, o sistema de pesquisa foi também revista, estando agora mais simplificado e com um nível de indexação mais amplo e com um esquema de recomendações personalizadas.

Relembre-se ainda que o serviço Nowo TV pode também ser “experienciado” fora de portas, graças a uma app para browser e para smartphones ou tablets Android e iOS.

Artigos relacionados

Revista Gadget #129 já nas bancas – 50 Gadgets para Casas + Inteligentes!

A edição #129 da Gadget chega às bancas com três especiais a não perder: 50 Gadgets para casas + inteligentes, os melhores portáteis do momento e os pormenores (e testes completos) às novidades Apple iPad Pro, MacBook Air, iPhone SE e Magic Keyboard!

Wiko Freddy: o mais rápido membro da gama ‘Y’

O Freddy foi lançado pela Wiko como o mais recente e o mais rápido membro da gama ‘Y’, possuindo conectividade 4G LTE e processador Quad-Core Qualcomm Snapdragon.

Wilson X Connected: a bola de basket que pode ligar ao seu smartphone

A Wilson X Connected é uma bola de basquetebol que pode ligar ao seu smartphone com a ajuda de uma app móvel para iOS ou Android. O objetivo é melhorar o seu treino e ter uma treinador pessoal tecnológico sempre por perto…